Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Espaço Terapêutico: cuidados com a sua saúde mental

Qualidade de vida pexels-photo-1449053.jpeg

O encontro do equilíbrio entre corpo e mente é o que tem motivado cada vez mais as pessoas a buscar tratamentos e técnicas alternativas. À procura de momentos de descanso e tranquilidade, muitas pessoas encontram num espaço terapêutico o lugar certo para cuidar da sua saúde, não só física, mas principalmente mental.

Toda a correria diária, a pressão por resultados e o tempo cada vez mais reduzido, tem sido massacrantes para grande parte da população, e o principalmente desafio da atualidade é achar o meio termo para cumprir as tarefas e obrigações e manter a saúde mental e também física, já que nossos hábitos são cada vez menos saudáveis.

Através de massagens, terapia holística e meditação, entre outras práticas, ao encontrar um espaço terapêutico adequado e com boa estrutura de serviços, também é possível realizar um encontro consigo e com seu amor-próprio.

Veja neste artigo quais os benefícios que se pode obter ao escolher um espaço terapêutico para dar um tempo na rotina.

O que encontrar num espaço terapêutico?

Ao escolher um espaço terapêutico, a maior parte das pessoas está em busca de terapias que lhe tragam sensações de paz, relaxamento e descanso, principalmente mental.

Nesses lugares, são utilizadas técnicas terapêuticas variadas, que são aplicadas conforme a necessidade de objetivo do cliente. As massagens relaxantes, em geral, são as mais procuradas, mas existem diversas opções. Confira algumas:

Terapia holística

A terapia holística é uma técnica bastante utilizada para o equilíbrio físico, mental e espiritual. Ela atua através de estímulos naturais, e promove um despertar de consciência da pessoa sobre seu corpo e o papel que exerce no meio social.

Os métodos utilizados na terapia holística são bastante variados, e o terapeuta consegue através deles, Através de variados métodos, um bom terapeuta tem condições de averiguar as causas do desequilíbrio que afetam o indivíduo e auxiliar no tratamento de problemas como:

  • estresse físico e emocional;
  • tensão excessiva;
  • depressão e ansiedade;
  • traumas e bloqueios;
  • insônia;
  • sintomas da TOM;
  • dores nas costas.

Questões psíquicas ligadas ao convívio social, como problemas no trabalho e relacionamentos, baixa autoestima, inseguranças, entre outros, também podem ser tratadas com terapia holística. Um espaço terapêutico que ofereça esse tipo de terapia pode contribuir significativamente para o desenvolvimento humano.

Aromaterapia

aromaterapia espaço terapêutico

A aromaterapia utiliza os óleos essenciais para estimular diversas parte do cérebro através do olfato. É uma técnica natural, e auxilia no alívio dos sintomas de estresse, depressão, ansiedade, insônia, e até de doenças respiratórias como asma e bronquite, por exemplo.

Além de promover uma sensação de bem-estar, a aromaterapia também fortalece o sistema imunológico.

Alguns dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia são: canela, camomila, alecrim, sândalo, lavanda e eucalipto. Estes óleos podem ser aplicados de várias maneiras, como inalação, vaporização, nas massagens e banhos terapêuticos.

Porém, é preciso saber que, apesar de ser uma técnica que utiliza produtos naturais, é importante que seja feita por profissionais especializados em espaços terapêuticos confiáveis.

Massagem terapêutica

massagem terapêutica

Como citamos anteriormente, a massagem terapêutica é um dos serviços mais procurados num espaço terapêutico. Seus benefícios vão desde o relaxamento físico, até o auxílio em tratamentos de ansiedade.

Por ser um método natural, a massagem como terapia não surte efeitos colaterais. Ao contrário, ela reduz o nível de cortisol, que é o chamado “hormônio do stress”, e também auxilia na produção dos neurotransmissores como endorfina e serotonina. Isso reduz a frequência cardíaca, a pressão arterial e, consequentemente, a ansiedade.

Todos esses fatores promovem um equilíbrio entre corpo e mente que é essencial para quem está em busca de melhora na qualidade de vida, e procura isso num espaço terapêutico.

Investimento no bem-estar: as viagens como opção

Já não é de hoje que as viagens deixaram de ser apenas uma opção de lazer meramente turística. Cada vez mais as pessoas buscam destinos com o intuito de fugir do cotidiano agitado e descansar o corpo e a mente.

Os cuidados com a saúde mental, a busca por qualidade de vida e por evolução pessoal tem sido o objetivo de muita gente quando opta por viajar.

Desse modo, os resorts e hotéis que oferecem um espaço terapêutico em sua estrutura de serviços são uma excelente opção para quem está apenas querendo “dar um tempo” do mundo lá fora.

No Machadinho Termas Park Hotel oferece aos hóspedes uma estrutura completa de spa, com espaço terapêutico e profissionais especializados em técnicas de relaxamento, banhos hidrominerais, massagens, pedras quentes e até meditação ao pôr do sol.

Esta é uma excelente opção para quem busca uma estadia tranquila em um lugar onde é possível “recarregar as baterias” em meio à natureza e num ambiente aconchegante e saudável.

Se você ainda não conhece os serviços e a estrutura do Machadinho Termas, acesse nosso site e peça um orçamento sem compromisso.