Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Água termal: conheça os benefícios para cabelos e pele

Qualidade de vida

Sem dúvidas, viajar pode ser a melhor forma de sair da rotina, tanto para descansar quanto para se divertir em lugares agitados. E para quem opta pela primeira opção, um dos melhores destinos para relaxar e cuidar da mente e do corpo são os hotéis com fonte de água termal.

Já não é mais novidade que o termalismo possui inúmeros benefícios para a saúde corporal, e também é um poderoso revigorante, atuando diretamente na saúde mental da pessoa que mergulha nestas águas quentes vindas de fontes naturais.

Mas, além das conhecidas propriedades terapêuticas, a água termal também é eficaz nos cuidados estéticos, especialmente da pele e dos cabelos. Confira a seguir como as fontes termais podem ser benéficas para você!

Como se formam as fontes de água termal?

Para entender como são formadas as fontes termais, é preciso saber um pouquinho de geografia, então vamos lá!

Em regiões onde as águas da chuva não são escoadas para lagos ou rios, elas acabam se infiltrando no solo e se acumulando em lugares onde recebem o calor que vêm das camadas mais profundas da Terra, uma vez que esses reservatórios se localizam a cerca de 3 mil metros da superfície. E lá no fundo, a pressão faz com que a água já quente, seja “empurrada” de volta, formando as fontes termais.

No trajeto, ao passarem por rochas e outros elementos, acabam absorvendo os minerais que são responsáveis pelas propriedades terapêuticas, como zinco, magnésio, ferro, entre outros.

Esses elementos criam variações do tipo de água termal e da sua finalidade. Abaixo listamos alguns tipos de água termal que podem ser encontradas:

Águas bicarbonatadas

Este tipo de água termal, com quantidades maiores de bicarbonato de sódio, são geralmente indicadas para o tratamento de problemas de digestão também para o diabetes.

Águas cloretadas

Além de aliviar o estresse, as águas enriquecidas com cloreto, são utilizadas para inflamações, e também para a pele e mucosas. 

Águas sulfurosas

A grande quantidade de enxofre faz com este tipo de água termal tenha um cheiro forte, e até desagradável.

No entanto, as propriedades medicinais atraem pessoas com problemas de reumatismo, doenças respiratórias e nos aparelhos urinário e digestivo.

A pele também é altamente beneficiada pela água termal sulfurosa, que é assim considerada quando possui uma quantidade de enxofre superior a um miligrama por litro.

Águas ferruginosas

A grande quantidade de ferro encontrada nesse tipo de água termal faz com que ela seja indicada para prevenção e tratamento de anemias, além de ser um ótimo ativador de apetite.

São águas que contêm muito ferro e são ótimas para tratar ou prevenir anemias e problemas hepáticos. Porém é preciso ter cuidado com a ingestão excessiva, que pode ocasionar em cólicas intestinais.

Uso da água termal para pele e cabelos

Banho em água termal

As águas termais tem sido cada vez mais utilizadas para fins estéticos, inclusive na produção de cosméticos, onde marcas europeias tem sido pioneiras. No entanto, a água termal pura e simples já exerce efeitos bastante benéficos para a saúde dos cabelos e da pele. Entenda como ela atua em cada uma dessas partes do corpo:

Pele tratada e renovada

Os elementos presentes na água termal, em especial o enxofre, contribuem para o processo de renovação das células, além de combater infecções cutâneas, como acne, por exemplo.

O PH dessas águas também é favorável, além do que, a alta temperatura ajuda na abertura dos poros, eliminando toxinas e facilitando a limpeza da pele, inclusive com uma redução significativa de oleosidade.

Outro elemento das águas termais que beneficia a pele é o lítio, que possui ação hidratante. E quando se fala em rejuvenescimento, o silício é o responsável por promover uma espécie de reestruturação das camadas mais profundas da pele, atuando na prevenção das linhas de expressão.

A água termal também contém antioxidantes, que são os principais combatentes dos radicais livres. Quando inibidos, é possível evitar e até mesmo diminuir rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento.

Cuidando dos cabelos com água termal

Nos cuidados com o cabelo, a água termal atua de forma parecida com a pele, como hidratante e antioxidante. O efeito de diminuição do frizz e da sensação de leveza é notado facilmente após alguns banhos nessas águas. No mercado de cosméticos já existe, inclusive, água termal em spray à venda.

Ela pode ser usada tanto no comprimento dos fios quanto na raiz e no couro cabeludo. Nesse último, a água termal atua na diminuição da oleosidade, e ajuda também a tratar irritações na região.

Estrutura do Machadinho Termas

O Hotel Machadinho Termas possui uma fonte própria de onde a água termal brota a 46 graus. Com sistema de calefação, a estrutura é toda montada pensando no conforto dos hóspedes.

Ao todo são seis piscinas externas e três internas, todas com água termal. Para completar, estão disponíveis jatos de hidromassagem, tobogãs e um bar molhado, proporcionando aos hóspedes todo o conforto e a garantia de momentos de prazer e relaxamento com todos os benefícios do termalismo.

Agora que você já sabe dos benefícios da água termal, que tal conhecer de perto a estrutura e dar um mergulho nas águas quentes do Machadinho Termas? Entre em contato e solicite um orçamento.