Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Tudo o que você precisa saber sobre as águas termais

Qualidade de vida

Há muito tempo já se sabe que as águas termais são benéficas para o corpo, com propriedades terapêuticas, e também um excelente modo de relaxar a mente durante os banhos de água quente e mineral.

Extraídas de fontes que surgem em terrenos rochosos e profundos, e até mesmo vulcânicos, que faz com que atinjam temperaturas mais elevadas, as águas termais são naturalmente mineralizadas, além de serem consideradas puras (sem a presença de bactérias) desde a nascente.

Por conta das características químicas e físicas, a água termal auxilia no tratamento de diversas doenças, além de atuar como hidratante para pele e cabelos.

Para mostrar todo o potencial das águas termais, trazemos nesse artigo tudo que você precisa saber sobre esse poderoso elemento da natureza e como utilizá-lo a ser favor. Confira!

Como se formam as águas termais

Para falar como surgem as águas termais, vamos entrar abordar um pouco de geologia e geografia! A origem da água termal pode ocorrer em dois contextos geológicos:

  • águas que circulam próximas de fonte de calor no interior da Terra, como câmaras magmáticas, características de regiões vulcânicas;
  • águas de origem muito profunda, que emergem à superfície deslocando-se através da camada mais superficial da terra (litosfera), nas chamadas zonas de fraqueza.

Ao realizar o percurso até a superfície, passando por entre rochas e locais com rica concentração de minérios, a água capta essas substâncias que se desprendem, e assim, adquire uma composição enriquecida de diversos oligominerais. Os sais minerais mais encontrados nas águas termais são: ferro, zinco, cálcio, selênio, cobre, silício e potássio.

A maioria das águas termais e mineralizadas do Brasil se dá por meio de fontes naturais. No entanto, com as tecnologias de perfuração de poços cada vez mais profundos, imagina-se que esta pode vir a ser uma forma mais predominante de captação.

Pesquisadores afirmam que o sistema de poços possui vantagens: produção conforme demanda, controle da qualidade bacteriológica da água de maneira mais econômica e efetiva, e captação mais profunda.

Tipos de água termal

As águas termais são classificadas conforme a composição e temperatura. Os tipos de água termal são:

Isotônicas – possuem concentração de sais minerais similar ao sangue.

Hipotônicas – são as que têm baixa concentração de sais minerais.

Hipertônicas – com alta concentração de sais minerais.

Hipotermais – possuem temperaturas entre 20° e 30°C.

Termais – sua temperatura é entre 30° e 40°C.

Hipertermais – temperatura acima de 40°C.

Além disso, a água termal possui pH neutro ou alcalino, diferente da água comum que sai da torneira, que tem um pH ácido.

Os banhos termais e os romanos

O costume dos banhos públicos em piscinas de água quente surgiu na Grécia antiga, motivado pelos atletas participantes dos jogos olímpicos, que tinham o costume de passar óleo pelo corpo, e logo precisavam dos banhos quentes para remover esse óleo e e assim mergulhar em água fria.

Na época, as casas de banho já eram abastecidas por fontes naturais de água quente, assim chamadas termas. Embora em alguns lugares as caldeiras fossem responsáveis pelo aquecimento.

Os romanos, ao conquistar o território grego, incorporaram o costume dos banhos criando um ritual dividido em três etapas: caldarium, tepidarium e frigidarium. Estas consistiam num banho a vapor, seguido do banho de imersão em água morna e por último, a piscina fria, respectivamente.

Assim, o conceito de SPA – Sanitas Per Acquam, que significa “saúde através da água” foi criado pelos romanos, utilizando as termas para tratamentos, com piscinas de água quente, morna e fria, massagens e banhos estéticos e de saúde.

Contudo, esses ambientes também serviam para diversão e para os momentos de ócio. E acompanhando as termas, muitas vezes também havia espaço para a prática de esportes, semelhante às academias que vemos hoje. 

Porque a água termal faz bem pra saúde?

As águas termais possuem muitas propriedades terapêuticas, por conta da alta concentração de substâncias minerais importantes para a saúde do corpo humano. Os diversos benefícios do uso da água termal fazem com que ela seja eficaz nas seguintes situações:

  • como pós-depilatório;
  • depois da exposição solar;
  • após o barbear;
  • depois da prática de atividade física intensa para reposição de minerais;
  • após longa exposição ao frio intenso ou ar-condicionado para reidratação.

Além disso, o contato com a água quente permite maior relaxamento, aumentando a sensação de bem-estar. Veja a seguir como a água termal atua em várias partes do corpo:

Alívio das dores corporais

Os banhos em águas termais são excelentes para relaxar corpo e mente, além de auxiliar no alívio das dores musculares. Isso ocorre porque quando o corpo entra em contato com a água quente, a tensão acumulada nos músculos cessa, permitindo o alívio e relaxamento.

Além disso, o aumento da temperatura corporal em contato com a água termal gera sensação de bem-estar, como um conforto, um aconchego, que também facilita o alívio de dores e incômodos.

Benefícios para a pele e cabelos

A água termal atua como antioxidante e protege a pele dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Os minerais de sua composição, especialmente o selênio, são responsáveis pela limpeza mais profunda, que elimina as toxinas acumuladas nos cabelos e na pele, provenientes de poluição, agentes químicos, entre outros.

Além disso, a água termal tem função hidratante, garantindo maciez e brilho aos cabelos e renovando a viçosidade da pele.

Cada vez mais, os profissionais da área de beleza e estética se valem dos benefícios da água termal para pele e cabelos, utilizando-a após procedimentos devido à sua ação calmante, que melhora irritações e inflamações em peles sensíveis.

As águas do Machadinho Thermas Resort

O Machadinho Thermas Resort Spa possui uma fonte própria, de onde a água termal brota a uma temperatura de 45 graus.A estrutura possui sistema de calefação, e é toda montada para dar mais conforto aos hóspedes.

Todas as piscinas – seis externas e três internas – possuem água termal. Além disso, o hóspede pode aproveitar os jatos de hidromassagem, os tobogãs e um bar molhado, para desfrutar das águas termais com conforto e, assim, garantir momentos de prazer e relaxamento.

Agora que você já sabe a importância e os benefícios da água termal, aproveite para desfrutar da fonte do Machadinho Thermas! Solicite um orçamento sem compromisso!