Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Comidas do Sul: conheça os sabores típicos do RS

Gastronomia

A culinária é um dos grandes atrativos da região sul e está enraizada na cultura, de modo que não se pode falar em costumes regionais sem citar os pratos saborosos que conquistam os viventes de todas querências!

Algumas comidas do sul são mais tradicionais, a exemplo do churrasco, que já é um símbolo da culinária brasileira, inclusive no exterior, sofrendo apenas algumas adaptações conforme cada estado ou região.

Os pratos à base de carnes são a preferência do povo gaúcho, com influência das gastronomias italiana, alemã e na herança dos índios e tropeiros. As comidas do sul são sempre muito apreciadas pelos visitantes e pelo próprio povo gaúcho, que faz questão de espalhar sua cultura gastronômica por onde passa. Veja a seguir uma lista com as principais comidas do sul:

As mais tradicionais comidas do sul

Churrasco

Em qualquer lugar do Brasil – e em várias partes do mundo – a principal referência da culinária sulista é o churrasco. Sua forma tradicional de preparo é a carne do espeto, assada na brasa (geralmente feita com carvão), sendo a costela no fogo de chão a principal representação do churrasco gaúcho. Mas existem variações no preparo do churrasco, inclusive de acordo com o corte da carne, podendo ser feito também na grelha.

Ambrosia

A ambrosia é um dos doces mais típicos e apreciados entre as comidas do sul, mas pela sua origem portuguesa, também é encontrado em outras regiões do país, como no litoral da Bahia e em Minas Gerais os ingredientes básicos da ambrosia são o leite (que deve ser coalhado), ovos e açúcar, podendo acrescentar cravo e canela ao cozimento, variando conforme a receita utilizada.

Matambre recheado

Comidas do Sul: conheça a gastronomia típica do RS

Um tipo de prato muito tradicional da cozinha gaúcha é o matambre. Feito com o corte de carne que fica entre a pele e a costela, ele é preparado com recheio de legumes, tempero verde e ovos e assado no espeto ou no forno. Sua origem é dos países latinos vizinhos ao Rio Grande do Sul: Uruguai, Argentina e Paraguai.

Arroz carreteiro

Entre as comidas do sul, um dos pratos mais fáceis de preparar é o arroz carreteiro, que tem sua origem na época dos tropeiros. As longas viagens exigiam uma alimentação adequada, com “sustância”, mas o armazenamento dos ingredientes era difícil. Assim, a carne era salgada (charqueada) e poderia durar vários dias. O arroz e os temperos vinham para acompanhar, tornando fácil a finalização do prato. Assim criou-se uma tradição culinária que ultrapassou os acampamentos e conquistou a mesa dos brasileiros.

Tainha assada na taquara

A pesca da tainha é um costume do litoral sul, o que faz com que esse peixe seja bastante consumido, principalmente nos meses de abril a julho, época da sua safra. No litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a tainha na taquara, assada na brasa, é muito apreciada, mas pode também ser feita na grelha.

Cuca

comidas do sul

A cuca é um tipo de pão doce, feito de massa batida e coberto com uma farofa de açúcar, originário da cozinha alemã, e que tem um “sabor de casa da vó”. Os cafés coloniais são outra tradição da região e reúnem muitas comidas do sul, sendo a cuca a principal delas.

Sua receita também pode variar, em alguns casos sendo acrescentadas frutas como banana ou abacaxi, e doce de leite ou goiabada.

Entrevero

A cultura gaúcha não faz parte apenas do Rio Grande do Sul, tendo origem em terras uruguaias e influenciando, principalmente, a região serrana de Santa Catarina. Lá, um dos pratos típicos mais famosos é o entrevero. Seu nome significa “confusão” e faz referência à mistura desordenada dos ingredientes – carnes suína e bovina, aipim, pimentões, cebola, linguiça calabresa e claro, o pinhão –  todos cozidos em disco de arado.

Pinhão

Para quem vive no sul, é impossível passar um inverno sem comer muito pinhão! O fruto da  araucária, além de marcar presença no entrevero, também é a base para diversos pratos, como a paçoca de pinhão e até mesmo um delicioso estrogonofe de carne e pinhão. Porém, para os apreciadores dessa iguaria, nada é mais é necessário do que o pinhão puro, assado na brasa ou cozido.

Sagu

comidas do sul sagu

Num típico almoço gaúcho, as sobremesas mais tradicionais são a ambrosia e o sagu, preparado com geralmente com vinho tinto, mas que também aceita suco de uva ou até mesmo leite, numa variação da receita. O sagu é feito de “bolinhas” de amido (ou fécula) da mandioca ou de outras raízes, e o produto é facilmente encontrado em supermercados.

Galeto com Polenta

Entre tantas comidas do sul, o galeto com polenta não poderia ficar fora da lista, e aqui temos a junção de dois alimentos de origem italiana: o galeto assado e a polenta, preferencialmente frita.

Ficou com água na boca? Que tal experimentar as delícias da culinária gaúcha durante o Festival Gastronômico do Machadinho Termas?  Nosso restaurante oferece um buffet diversificado, com opções da culinária regional   Acesse aqui as informações sobre pacotes para o evento!