Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Treinamento para colaboradores: por que é importante?

Qualidade de vida existem-vantagens-em-oferecer-treinamentos-para-os-colaboradores-1000x640.jpeg

O sucesso e o desenvolvimento das organizações estão diretamente ligados ao crescimento profissional dos funcionários. Assim, incentivar o potencial das equipes com a realização de treinamento para colaboradores deve fazer parte da estratégia de mercado e posicionamento de toda empresa.

Até pouco tempo atrás, a maioria dos treinamentos eram voltados apenas para ações pontuais, técnicas, que ocorriam em razão de algum novo recurso ou sistema implantado na empresa.

Hoje, os gestores já entendem que o treinamento para colaboradores faz parte do processo de alinhamento comportamental da equipe, que é necessária a integração entre os diversos setores e, principalmente, entre os níveis hierárquicos da organização.

Neste artigo, vamos abordar a importância do treinamento para colaboradores e porque esse é um investimento fundamental para toda empresa, e mostrar que a escolha do espaço ideal para a realização de eventos corporativos também merece atenção e pode influenciar no resultado do treinamento.

Acompanhe!

Investimento na equipe como estratégia de crescimento

Mudanças nos processos de gestão, aperfeiçoamento em novas tecnologias, necessidade de ampliar os relacionamentos… Todas estas questões fazem parte da busca por resultados, e só ocorrem de forma assertiva através do treinamento para colaboradores.

Áreas de negociação, liderança e atendimento ao cliente também requerem um aperfeiçoamento contínuo e ter acesso a esse tipo de capacitação refletirá diretamente na forma como empresa lida com a competitividade da concorrência.

Assim, ao realizar um treinamento para colaboradores a empresa não pode jamais pensar nisso como um gasto ou algo que onere, sem retorno. Os treinamentos são investimentos importantes para o crescimento da empresa como um todo, e influenciam diretamente no faturamento.

Quando realizado de forma correta, promovendo engajamento e compreensão do papel de cada colaborador dentro do cenário corporativo, os treinamentos motivam a equipe a desempenhar seu papel de maneira mais assertiva e eficaz, facilitando o alcance das metas previamente estabelecidas.

Resultados comprovados

Os números não mentem. Ao contrário, eles comprovam que o investimento no treinamento para colaboradores e o cuidado com o capital humano, feitos de forma permanente, pode gerar muitos resultados para as empresas.

De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, em 2017, mesmo diante da crise econômica, o volume de horas de treinamento por colaborador foi 33% maior ao registrado em 2016. O estudo contou com cerca de 500 empresas participantes, e demonstrou que a média de investimento em treinamento por colaborador também aumentou, sendo 24% maior.

Isso porque capacitar e treinar colaboradores é mais vantajoso e menos oneroso do que fazer novas contratações. Entre as empresas participantes do panorama, apenas 3% tem a seleção de pessoal como prioridade, frente aos treinamentos.

Desenvolvimento de habilidades gera motivação

Quando a empresa investe em capacitação e treinamento para colaboradores, ela proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, o que, consequentemente, gera motivação e mais disposição para os novos desafios propostos. Esses são fatores imprescindíveis, pois uma vez que o funcionário tenha uma carreira bem-sucedida, isso refletirá também no sucesso da empresa.

Por isso, os treinamentos precisam atingir todas as áreas da empresa, e incluir os funcionários de diferentes níveis, desde aqueles com menor formação, até os que já possuem muitas qualificações, pois esta é uma maneira de incentivar o colaborador e fazê-lo sentir-se como parte importante do processo.

O aprimoramento constante possibilita para a liderança a multiplicação de seus próprios conhecimentos, buscando sempre o melhor para todos e desenvolvendo novas competências dentro das equipes. Além disso, os benefícios do investimento também são percebidos em relacionamentos interpessoais mais fluidos e proveitosos.

Sempre que houver, dentro da organização, profissionais mais preparados e motivados, que conheçam bem a empresa e os processos, haverá mais chances de promoção e menor rotatividade de pessoal, diminuindo a necessidade de novas contratações e novos treinamentos de base, que acabam demandando mais tempo até que novo funcionário se adapte, e com isso, atrasando o alcance de metas e resultados.

Treinamento para colaboradores: onde realizar?

Um fator importante, mas que muitas vezes é esquecido ou simplesmente não é levado em consideração ao realizar um treinamento, é quanto ao espaço e localização.

Neste artigo tratamos da importância desse investimento para as empresas e funcionários, mas não podemos deixar de citar que a organização de um evento corporativo é fundamental para o sucesso da empreitada e alcance dos objetivos propostos.

Quando uma organização decide realizar um treinamento para colaboradores, ela precisa contar com uma estrutura adequada, que permita aos participantes sentirem-se confortáveis com o ambiente. Isso influencia diretamente no rendimento da equipe, e incentiva a participação e interação com os colegas.

Uma das alternativas para eventos corporativos e de treinamento são os hotéis e resorts com espaço para convenções, que aliam o potencial de trabalho com espaços para lazer durante os intervalos, incluindo as dinâmicas de grupo e atividades afins.

O Machadinho Thermas Resort Spa possui estrutura completa com auditórios, área de lazer e recreação, além da deliciosa culinária da região sul, preparada e servida em dois restaurantes com vista panorâmica.

O resort também possui espaços para demandas variadas de eventos: anfiteatro com capacidade para acomodar 250 pessoas, centro de eventos para cerca de 450 pessoas e salão de baile para 200 pessoas.

O local é ideal para treinamentos com duração de dois ou mais dias, pois oferece uma estrutura de hospedagem completa, com 151 apartamentos, divididos em 3 categorias, suítes com sacada, banheiras de hidromassagem e água termal, quartos super luxo e luxo. O resort Também dispõe de uma ampla área de lazer, que possui quadras de vôlei e futebol de areia, campo de futebol 7, quadra de tênis, pistas de boliche, academia, sala de jogos, além de piscinas com água termal e espaços ao livre para caminhadas.

Temos a certeza de que o Machadinho Thermas Resort pode tornar seu evento ainda melhor! Entre em contato conosco e solicite já um orçamento!