Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

A IMPORTÂNCIA DO CONTATO COM A NATUREZA PARA A SAÚDE

Qualidade de vida

Nós já somos parte da natureza, e a importância de mantermos o contato com ela é até uma questão de lógica, é natural que essa relação de integridade se manifeste. Cada vez mais, estudos analisam esse benefício que a natureza nos proporciona, seja através das vitaminas, calor ou da simples sensação de liberdade que o contato nos traz.

Ainda assim, nem todos tem essa intimidade com os elementos da natureza, e se você ainda está precisando de motivos fortes para mudar seus hábitos, confira agora alguns dos benefícios que o contato com a natureza pode trazer para sua vida!

  • Aliviar o estresse

Um estudo feito na Holanda, revelou que passar um tempo na natureza e realizar tarefas relacionadas a ela, como cuidar do jardim, é o melhor combatente do estresse! Para se ter essa conclusão, os pesquisadores observaram as respostas de dois grupos voluntários que realizaram tarefas estressantes, e depois tiveram um tempo de descanso.

Um grupo ficou em um ambiente fechado, lendo, enquanto o outro realizou atividades de jardinagem por meia hora. Os jardineiros apresentaram um estado de humor melhor do que os leitores, e ainda observou-se redução na produção de cortisol (hormônio do estresse).

  • Vitamina D, do sol

O sol é um excelente ativador dessa substância, é fundamental ficar no sol em horários de menor risco, por pelo menos 15 minutos.

Em nosso corpo, a vitamina D atua melhorando a absorção de cálcio, além de estar relacionada a melhora de humor, redução de riscos de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Ela também pode ser capaz de provocar relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea.

  • Mais benefícios do sol

A luz solar além de nos ajudar a absorver a vitamina D, também ajuda em nosso relógio biológico, onde o hormônio melatonina precisa de luz para ser produzido. Se você tem problemas de insônia, uma boa ajuda é tomar sol!

  • Manter o foco

Passar um tempo em contato com a natureza, de preferência sem nenhuma interferência tecnológica, é uma ótima forma de deixar os problemas de estresse de todo dia em segundo plano, dessa forma ficamos mais focados e conseguimos realizar as tarefas de um modo muito melhor.

  • Relação da pressão arterial com ar fresco

Em ambientes fechados ou com muita poluição, o organismo precisa trabalhar mais para suprir necessidades de oxigenação, e trabalhar mais significa ter um aumento de batimentos cardíacos e da pressão arterial.

Agora conta pra gente: você tem uma relação boa com a natureza? Conhece alguma técnica diferente de relaxamento? Compartilhe com a gente deixando seu comentário!