Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Crianças e diversão: a importância de viver offline

Qualidade de vida pexels-photo-296301.jpeg

 

Cada vez mais a tecnologia tem ocupado espaço na vida de adultos e crianças. Os pequenos são facilmente seduzidos pelos jogos de videogame e celular, e também pelos vídeos dos canais na internet. Crianças e diversão online andam sempre juntas.

A preocupação criada pela ideia de que brincar na rua ou na casa de amigos pode ser perigoso tem tomado conta da mente de pais e mães. O que ocorre, na maioria das vezes, é a comodidade de deixar que seus filhos se entretenham dessa forma, pois assim podem ficar sob seus cuidados mais diretamente.

Contudo, é importante que as crianças tenham contato com a natureza e aprendem a brincar em grupo, para desenvolver a noção de coletividade. Isso é fundamental para o desenvolvimento pleno da infância e também para formar adultos mais saudáveis.

Neste artigo vamos mostrar porque as crianças precisam viver offline com mais frequência e conhecer o mundo além das telinhas. Confira!

A natureza unindo crianças e diversão

Crianças e diversão: a importância de viver offline

Pular corda, subir em árvores, brincar de esconde-esconde e amarelinha, andar de bicicleta e patins… Adultos nascidos antes dos anos 2000, pelo menos, sabem bem o que isso significa e vivem uma certa nostalgia ao ler essas palavras.

Mas, e seus filhos, conhecem essas brincadeiras? Sabemos que a resposta de muitos será ‘não’.

O contato com a natureza através da diversão deve ser estimulado pela família, pela escola e nos grupos onde a criança está inserida. Aprender a viver no mundo externo, além de ser uma forma saudável de brincar, é importante para que a valorização do meio-ambiente seja aprendida desde cedo.

Além disso, ao ter contato com a terra e a água, com as plantas, grama e animais, as crianças desenvolvem anticorpos que melhoram sua imunidade contra bactérias e parasitas.

De acordo matéria publicada no blog PsychCentral, um estudo recente mostrou que crianças que têm acesso a áreas verdes em suas escolas possuem níveis menores de estresse, e também realizam mais atividades físicas diariamente.

No entanto, crianças e diversão ao ar livre não se beneficiam apenas com questões relacionadas à saúde. Os benefícios da vida off-line alcançam a esfera social, sendo de grande importância para o aperfeiçoamento das habilidades de convívio, uma vez que a criança precisa interagir com outras, e assim aprender a respeitar diferenças, gostos e limites.

O amor e o respeito pela natureza e pelo próximo só se desenvolvem quando pais e educadores proporcionam vivências fora de casa, da sala de aula e sem o uso de eletrônicos. Isso torna as crianças mais independentes e preparadas para a “vida real”.

Férias para os pequenos: hora de largar os eletrônicos!

Crianças e diversão: a importância de viver offline

É bastante compreensível que, em meio a toda correria do dia a dia, tanto para os pais quanto para os filhos, seja difícil encontrar tempo e maneiras de se divertir na rua, em clubes e até mesmo na casa dos amigos. Todos tem suas rotinas e obrigações que, infelizmente, muitas vezes não deixam espaço para a diversão ao ar livre.

O momento ideal para isso, e que não deve de forma alguma ser desperdiçado, é o período de férias. Essa é a ocasião onde é preciso tirar as crianças da frente da TV, guardar o videogame, o tablet e o celular e dar espaço para a diversão de uma forma mais “analógica”.

Caso não seja possível viajar para algum lugar onde crianças e diversão se encontrem longe dos aparelhos e da internet, é importante encontrar formas criativas de brincar e estimular os pequenos a atividades lúdicas, como desenhos, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças etc. Isso serve também para os dias chuvosos, em que não dá para brincar ao livre.

Mas se os planos forem de férias em família, no campo ou na praia, tudo fica mais fácil. Os pais devem estimular as crianças para que deixem de lado seus eletrônicos e experimentem novas experiências.

Se a opção for viajar para um hotel ou resort, a preocupação dos pais diminui se resume a escolher um lugar que possua espaços dedicados às crianças, além de profissionais de recreação que disponham de uma agenda cheia de atividades e muita brincadeira.

No Machadinho Thermas Resort spa as crianças encontram muitas opções de diversão: brincadeiras na água, contato com a natureza e a possibilidade de fazer novos amigos. A estrutura do resort é planejada para atender pessoas de todas as faixas etárias e com os mais variados interesses. As crianças terão os tobogãs na piscina, ampla área verde e um bosque para passeios, complexo esportivo, várias atividades durante todo o dia além de uma equipe sempre pronta para atendê-las.

Quer conhecer melhor nossa estrutura? Acesse nosso site! E para saber mais sobre os pacotes de hospedagem e desfrutar de tudo que o Machadinho Thermas tem a oferecer, entre em contato e faça um orçamento!