Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Conheça os benefícios da massagem para a saúde

Qualidade de vida FE1pPURE.jpeg

Felizmente, a adoção de uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos já estão bem consolidadas entre aqueles que buscam qualidade de vida. Porém, muitos ainda não conhecem os benefícios da massagem para a saúde.

Quando realizada por um profissional experiente e com uma certa frequência, a massagem proporciona vantagens que vão além do relaxamento momentâneo. Saiba quais são elas no nosso post de hoje!

Afinal, quais são os benefícios da massagem para a saúde?

Os benefícios da massagem para a saúde passam por várias dimensões de nossas vidas, como o cotidiano, a estética e, é claro, o organismo. Confira os principais deles nos tópicos a seguir.

Estímulo ao sono

A massagem é capaz de provocar um relaxamento físico e mental que vai além do tempo da sessão. Por isso, é comum que os seus adeptos percebam melhorias significativas na qualidade do sono.

Um estudo da Universidade de Miami mostrou que fazer massagem pelo menos duas vezes na semana por um mês ajuda a prevenir distúrbios do sono, como demorar a dormir e acordar várias vezes no meio da noite.

Redução de dores

Provavelmente, esse é um dos principais benefícios da massagem para a saúde! É que o massagista sabe como liberar pontos de tensão e alongar os músculos, de modo que as dores diminuam de maneira significativa.

Muitos médicos recomendam a massagem para pacientes que passam por cirurgias, sofrem com crises de enxaqueca ou têm dores nas costas. A prática também é indicada no pós-treino, tanto para profissionais quanto para amadores.

Proteção da saúde mental

A saúde mental é uma das mais afetadas pelo ritmo de vida contemporâneo. Doenças como estresse, ansiedade e/ou depressão não demoram a aparecer quando as pessoas não entendem que precisam respeitar os próprios limites.

Durante uma sessão de massagem, o corpo libera serotonina e endorfina, que são conhecidas como os “hormônios da felicidade”. Inclusive, a prática pode ser usada como um complemento às terapias tradicionais.

Aumento da imunidade

Outro da lista de benefícios da massagem para a saúde é o aumento da imunidade. Como os movimentos aumentam a circulação do sangue, o organismo produz mais glóbulos brancos, que são os responsáveis por protegê-lo de doenças.

Consequentemente, o seu corpo conseguirá se livrar de diversos tipos de doenças, desde as mais corriqueiras, como as infecções virais, até as mais graves, como o câncer. Interessante, né?

Fortalecimento do coração

O aumento da circulação do sangue ajuda a regularizar a pressão arterial e manter a frequência cardíaca. Basicamente, isso significa que fazer massagens acaba fortalecendo o coração!

A longo prazo, esse hábito pode ajudar a amenizar ou evitar doenças cardiovasculares, que são consideradas pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) as principais causas de morte no mundo.

Potencialização do sistema digestivo

Até o sistema digestivo pode se beneficiar bastante de uma boa massagem! Órgãos como o intestino realizam suas funções com mais qualidade e frequência quando são devidamente estimulados por um massagista.

No entanto, é essencial consultar um médico de confiança antes de fazer massagens, pois o sistema digestivo é muito sensível. Ele pode indicar sessões caso você sofra com cólicas intestinais ou prisão de ventre, por exemplo.

Eliminação de toxinas

Alguns hábitos fazem com que os órgãos e músculos acumulem substâncias que fazem mal para o organismo — as famosas toxinas. Como você deve imaginar, isso pode fazer mal para a saúde.

Diversos tipos de massagem impedem que essas toxinas instalem-se no corpo, o que evita problemas de curto prazo, como fadiga e inflamações, por exemplo. Elas também eliminam os radicais livres, que aumentam os riscos de câncer a longo prazo.

Revitalização da pele

Esse é um dos benefícios da massagem para a saúde que mais atraem pessoas! Quem passa a fazer sessões com certa frequência não demora a perceber que a pele fica muito mais viçosa.

Na medida em que o massagista estimula a circulação, a regeneração das células é potencializada, o que aumenta a flexibilidade da pele e evita o envelhecimento precoce da mesma.

Quais são os principais tipos de massagem?

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios da massagem para a saúde, descubra as principais modalidades que espaços como o SpaIlex, do Machadinho Termas Resort, costumam oferecer:

  • relexante corporal;
  • terapêutica com óleo de arnica;
  • quick massage;
  • facial antiestresse;
  • neck massage;
  • abdômen e coxas;
  • redux para celulite e levantamento de glúteos;
  • drenagem linfática;
  • drenagem linfática facial;
  • reflexologia;
  • com bambus;
  • com pindas;
  • com velas;
  • com pedras quentes;
  • banho grego;
  • banho romano.

Gostou de conhecer os principais benefícios da massagem para a saúde? Então, que tal saber mais sobre os serviços do nosso spa e convidar as suas amigas para um fim de semana relaxante por aqui?