Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

5 dicas para viajar com bebês e fazer um passeio em família

Qualidade de vida

Quando se fala em viajar com bebês, muitas mães – especialmente as menos experientes – se assustam com a ideia. É claro que bebês demandam maior atenção e cuidados, e que uma viagem é algo que requer ainda mais cautela quando se trata de “passageiros mirins”.

Contudo, é totalmente possível programar uma viagem com seu bebê. O importante é encontrar o destino ideal, que atenda a demanda de toda a família com conforto e segurança, como é o caso do Machadinho Thermas Resort, que, além de possuir uma estrutura completa, conta com uma equipe preparada para auxiliar nos cuidados com crianças de todas as idades.

Neste artigo, preparamos algumas dicas para viajar com bebês e aproveitar ao máximo os momentos em família. Então, pegue um papel, uma caneta e anote todas elas!

Viajar com bebês: dicas para momentos em família

Para que o lazer em família possa ser vivido em todas as fases da vida dos filhos, listamos 5 dicas para uma viagem tranquila e segura com seu bebê. Acompanhe!

1. Escolha um destino com estrutura adequada

Ao decidir viajar com bebês, o primeiro passo é escolher o destino mais adequado às necessidades de toda a família, mas com especial atenção aos pequenos. A estrutura do local, no que se refere à segurança, à alimentação, a opções de lazer e, principalmente, ao conforto, precisa ser levada em consideração para evitar frustrações e problemas durante a estadia.

Os resorts costumam ser ótimas opções para viajar com bebês, pois além de serem lugares muito confortáveis, concentram todas as atividades num mesmo local, o que facilita o deslocamento e torna a viagem muito mais segura.

Leia também >>> Crianças e diversão: a importância de viver o offline

Resorts também contam com atividades variadas para os pais e os filhos maiores. O bebê será sempre o foco dos cuidados de toda a equipe. No Machadinho Thermas, por exemplo, existem profissionais capacitados para cuidar do bebê enquanto a mãe pode relaxar no spa ou aproveitar o sol à beira da piscina.

2. Calcule o tipo e o tempo de viagem conforme a rotina do bebê

viajar com bebês

Uma dica importante é fazer a opção pelo tipo de transporte, se terrestre ou aéreo, e o tempo da viagem conforme a rotina do bebê. Viagens áreas durante a noite podem ser uma opção melhor, pois o bebê passará a maior parte do tempo dormindo e os intervalos entre as mamadas e papinhas também será mais espaçado.

No caso das viagens de carro, o ideal é que elas não sejam muito longas. Aqui, é importante escolher um período do dia em que o movimento da estrada seja mais ameno, também por uma questão de segurança, e para evitar possíveis filas e engarrafamentos.

Porém, em muitos casos, viajar com bebês utilizando automóvel pode ser mais favorável, pois as paradas para alimentação e troca de fraldas, por exemplo, podem ser programadas.

3. Seja prático com a alimentação e a bagagem

Na hora de viajar com bebês, é importante que a alimentação seja preparada de maneira prática. Caso a criança tome mamadeiras preparadas, uma dica é não levar a fórmula pronta. Leve a mistura em pó e a água separadamente. Na hora de dar de mamar, é só misturar.

Papinhas em potinhos também são uma opção, assim como frutas, caso seu bebê já tenha idade para consumi-las. Também é recomendado levar colheres e babadores, assim como saquinhos plásticos, que podem servir para roupinhas e fraldas sujas ou molhadas.

Mas é importante não exagerar, pois carregar coisas demais gera um volume desnecessário na bagagem. Aliás, o cuidado na hora de fazer as malas deve ser redobrado, pois além de precisar carregá-las, vocês também carregarão o bebê, o seu carrinho e a cadeirinha de transporte.

Lembre-se de tudo que é estritamente fundamental no cotidiano da família e do bebê, e não tente se prevenir levando coisas que você nunca usa normalmente, mas que “pode ser que precise”.

4. Tente tornar o ambiente mais familiar 

Assim como qualquer pessoa adulta, os bebês também sentem a mudança na rotina durante uma viagem. O ambiente, os horários, clima, pessoas diferentes… Tudo é novidade e tem um impacto sobre o humor e sensações da criança.

Por isso, é importante tornar o ambiente mais próximo possível do familiar, respeitando o horário da alimentação, do banho, do sono, e deixando à disposição do bebê objetos com os quais ele costuma lidar no dia a dia, como brinquedos, cobertas, entre outros.

5. Esteja atento à segurança e à saúde da criança

Viajar com bebês requer cuidados ainda maiores com a saúde e a segurança dos pequenos. Antes de pegar a estrada, é preciso checar a documentação da criança. No caso das viagens áreas, ela é exigida no momento do embarque, e caso os pais não estejam portando todos os documentos necessários, não será possível embarcar com o bebê.

A carteira de vacinação também é um documento importante que deve ser levado na viagem, pois assegura que o bebê tomou todas as doses de vacinas exigidas. Portar alguns remédios usuais para cólica, dor de ouvido, entre outros, desde que já tenham sido prescritos pelo pediatra, também é importante no caso de imprevistos, tanto no trajeto quando na hospedagem.

Mas aqui vale reforçar a primeira dica: dê preferência para destinos com estrutura adequada, que ofereçam suporte de saúde e segurança durante toda a hospedagem.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para planejar agora mesmo uma viagem com seu bebê! Acesse nosso site e solicite um orçamento!