Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

10 dicas para aproveitar uma viagem em família

Qualidade de vida

Uma viagem em família pode ser a oportunidade ideal para se desligar do estresse cotidiano, conhecer um lugar absolutamente incrível e estreitar ainda mais os laços de afeto, concorda?

No entanto, para que essa experiência seja proveitosa para todos os envolvidos, é preciso tomar algumas providências antes mesmo da partida. Confira quais são elas no nosso post de hoje!

1. Envolva todos os membros da família

A viagem perfeita começa com o envolvimento de todos os membros da família. Peça ideias de destinos e atividades. Depois, coloque as sugestões em discussão para que todos decidam juntos.

Também é interessante delegar alguns dos preparativos para outras pessoas. Seu cônjuge pode providenciar as reservas; seus pais podem reunir a documentação; e seus filhos podem esboçar o roteiro.

2. Pense em atrações para todas as idades

Uma viagem em família ideal precisa levar em consideração as faixas-etárias e os gostos de todos os viajantes. Só assim ninguém corre o risco de ficar entediado durante a experiência ou, o que é pior, voltar para casa frustrado.

O ideal é priorizar atividades que sejam atrativas para pessoas de todas as idades e perfis, como museus temáticos, parques de diversões e estabelecimentos com área de lazer e/ou infantil.

3. Respeite a rotina de crianças e idosos

É fato que os adultos se adaptam mais facilmente às mudanças repentinas que são típicas de uma viagem, como costumes diferentes, comidas incomuns e, às vezes, fuso horário distinto. Mas não é tão simples assim com crianças e idosos!

O ideal é pensar em maneiras de fazer com que seus filhos e pais sigam as rotinas com as quais estão acostumados. Isso exige o estabelecimento de horários para refeições, atividades, higiene, medicamentos e sono.

4. Crie um roteiro leve

A companhia de crianças e idosos também precisa ser considerada no momento da criação do roteiro. Do contrário, eles ficarão cansados durante o passeio e o planejamento da viagem em família será comprometido.

Pesquise bastante para ter uma estimativa de quanto tempo cada atividade tende a durar e inclua paradas estratégicas para que todos possam descansar os pés ou fazer um lanche.

5. Pense no deslocamento

Independentemente do meio de transporte escolhido – carro ou avião – para uma viagem em família, o deslocamento é um momento estressante e desconfortável para todos. Porém, alguns cuidados atenuam essa situação.

Você pode escolher momentos de pouco movimento para viajar, pensar em atividades para manter as crianças distraídas e levar algumas coisas que proporcionem mais conforto, como lanches, almofadas e cobertas.

6. Capriche na escolha da hospedagem

A escolha da hospedagem é um aspecto essencial para o sucesso de uma viagem em família. Quanto mais completo for o local, mais confortável você e seus acompanhantes se sentirão durante os dias fora de casa.

Um bom exemplo disso é o Machadinho Termas, que conta com opções de lazer como: 9 piscinas de água termal, sendo 6 externas e 3 internas; complexo esportivo com quadra de futebol e vôlei de areia, quadra de tênis, campo de futebol de 7 e bosque para caminhada; salas de jogos com espaço para carteado, boliche, sinuca e pingue-pongue.

Além disso, o nosso resort oferece atividades como meditação, hidroginástica, bailes, shows, teatros, trilhas ecológicas, passeios, jantares temáticos e recreação para todas as idades.

7. Providencie os documentos necessários

A documentação necessária para uma viagem em família depende do destino a ser visitado e do grau de parentesco entre as pessoas que viajarão. Portanto, é preciso analisar a sua situação para evitar problemas.

Acompanhe um resumo sobre os documentos que um menor de idade precisar portar:

Viagens nacionais

  • com pai e mãe: certidão de nascimento ou carteira de identidade;
  • com um dos pais: documento com foto que comprove o parentesco;
  • com outros adultos: autorização assinada pelos pais e reconhecida em cartório.

Viagens internacionais

  • com pai e mãe: passaporte (exceto para alguns países da América do Sul;
  • com um dos pais: passaporte (exceto para alguns países da América do Sul) e autorização assinada pelo outro pai e reconhecida em cartório;
  • com outros adultos: passaporte (exceto para alguns países da América do Sul) e autorização assinada pelos pais e reconhecida em cartório.

8. Tome cuidado com o excesso de bagagem

As mudanças que as companhias aéreas fizeram em suas políticas de transporte de bagagens afetam diretamente quem pretende fazer uma viagem em família, já que os cuidados com os idosos e as crianças tendem a ser muito maiores.

Evite levar coisas que você nunca usou só porque acha que poderá precisar. Também leve quantidades pequenas de itens descartáveis para deixar a mala um pouco mais leve e conseguir carregar o que é realmente importante.

9. Prepare-se para emergências

Uma coisa que não pode faltar na sua mala durante uma viagem em família é um kit para emergências. Nele, você deve incluir itens para distrair os mais ansiosos e, é claro, prestar primeiros socorros.

Algumas coisas que não podem ficar de fora são lanchinhos, água, guarda-chuva, palavras cruzadas, revistas, papel higiênico, lenços umedecidos, absorventes, protetor solar, repelente, remédios, antisséptico e curativos.

10. Curta a sua viagem em família

É verdade que uma viagem em família é desafiadora do ponto de vista logístico para os adultos responsáveis. Afinal, são muitas coisas com as quais se preocupar e que podem fugir de controle!

No entanto, é preciso manter a calma e curtir cada momento ao máximo. Aproveite essa oportunidade para se desligar das redes sociais, descansar o quanto puder e criar memórias com as pessoas que você mais ama.

Gostou das nossas dicas para fazer uma viagem em família memorável? Então, aproveite para entrar em contato com a gente agora mesmo e descobrir como o Machadinho Termas pode deixar essa experiência mais especial!