Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Evento corporativo: quais são os tipos e onde fazer!

Qualidade de vida

Um evento corporativo pode ser uma ferramenta valiosa para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Entretanto, para que seja um verdadeiro sucesso, exige definição de objetivos e planejamento adequado.

Nesse sentido, é essencial conhecer os diferentes formatos de evento e saber qual deles atende melhor aos objetivos da organização em questão. Continue a leitura deste post para saber mais sobre eles.

Quais são os principais tipos de evento corporativo?

Congresso

Basicamente, o congresso é um evento corporativo de grandes proporções. Algumas de suas características confirmam isso, como abrangência (regional, nacional ou internacional) e duração (cerca de uma semana).

O objetivo é discutir diversos assuntos que interessam a uma área em específico. É composto por simpósios, mesas-redondas e palestras, entre outros formatos de evento, sendo que eles podem acontecer simultaneamente.

Simpósio

O simpósio é um tipo de evento que exige a presença da figura do moderador. Essa pessoa apresentará especialistas sobre o assunto abordado e, então, eles defenderão seus pontos de vista.

Depois disso, o moderador vai recolher perguntas da plateia e ler para os especialistas, como se fosse uma entrevista. Dessa forma, os participantes têm acesso a opiniões diferentes, mas sem discussões diretas.

Mesa-redonda

Assim como o simpósio, a mesa-redonda exige a presença de um moderador e a participação de alguns especialistas. No entanto, ao contrário desse outro formato de evento, seu objetivo é promover discussões sobre um assunto.

Cada especialista terá um tempo determinado para defender seu ponto de vista. Depois, o moderador abrirá para as perguntas dos participantes, que serão debatidas pelos estudiosos.

Palestra

Certamente, esse é o tipo de evento mais conhecido na academia e no mercado. A palestra costuma durar poucas horas e ser conduzida por um especialista no assunto que será tratado.

Durante a fala dele, os participantes podem fazer intervenções para tirar dúvidas. Inclusive, o grande objetivo de qualquer palestra é justamente despertar o interesse da plateia pelo tema abordado.

Seminário

É um evento comandado por um especialista e exige conhecimento prévio dos participantes. Normalmente, é dividido em três etapas que podem se desenrolar ao longo de vários encontros: exposição, discussão e conclusão.

Mesmo assim, o seminário não tem a pretensão de esgotar o assunto abordado. Seu grande objetivo é provocar reflexões e gerar discussões, de modo que os participantes contribuam para a construção do conhecimento sobre o tema.

Convenção

A convenção é um evento corporativo caracterizado por suas grandes proporções. Porém, seu objetivo  principal é estimular as interações entre os participantes, que costumam ser do mesmo setor ou de áreas relacionadas.

Bons exemplos disso são as convenções coletivas de algumas categorias profissionais e as convenções de vendas de determinadas empresas que também envolvem os fornecedores delas.

Workshop

O workshop é o evento corporativo ideal para quem deseja casar teoria e prática. Isso porque costuma ser dividido em três etapas: exposição do tema, atividade em grupo e discussão da experiência.

Trata-se de um bom formato para prender a atenção dos participantes, ensinar algo novo a eles e estimular a interação do grupo. Pode ser adaptado tanto para públicos internos quanto externos.

Lançamento

O lançamento é outro tipo de evento corporativo muito conhecido e adotado pelas empresas. Resumidamente, serve para que elas apresentem seus novos produtos e/ou serviços para um grupo potencialmente interessado.

Esse grupo costuma ser formado por comunicadores e, é claro, consumidores. Dependendo da identidade da organização, esse tipo de evento pode ser mais descontraído que os outros que apresentamos até aqui.

Feira

A feira reúne empresas do mesmo segmento ou de áreas afins com o objetivo de expor produtos e/ou serviços para um público potencialmente interessado. Por isso, é uma boa oportunidade para conhecer fornecedores e consumidores.

Geralmente esse formato de evento é de grande porte e as empresas participantes se dividem em estandes. Portanto, é preciso traçar estratégias para se destacar e trabalhar os leads identificados.

Onde fazer?

Independentemente do tipo de evento que mais se adequa aos objetivos da sua empresa, alguns aspectos sempre serão motivos de preocupação para os organizadores, como espaço físico, segurança e alimentação.

É por isso que os hotéis oferecem a melhor relação custo-benefício para a realização de eventos. Como eles já contam com todos esses atributos, evitam a busca de vários fornecedores, o que tende a aumentar os custos da ação.

O Machadinho Termas é capaz de se adaptar aos mais diferentes tipos de ações. Dispomos de centro de eventos, anfiteatro, sala de reuniões e diversas salas com opções de montagem. Além disso, aliamos as atividades que um resort oferece, como spa, recreação, shows, atrações e gastronomia.

Entre em contato conosco agora mesmo para descobrir como podemos nos adequar ao seu evento corporativo e contribuir para o sucesso dele!