Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Conheça os melhores destinos da região Sul do Brasil

Qualidade de vida

Quase todo agente de viagens consegue citar os melhores destinos da região Sul do Brasil sem gaguejar. No entanto, para atender melhor os clientes, é sempre válido relembrar porque esses lugares são tão encantadores, concorda?

Pensando nisso, resolvemos reunir os melhores destinos da região Sul em um material para você ter sempre à disposição e apresentar um complexo turístico que merece entrar para a lista de rotas oferecidas pela sua agência.

Boa leitura!

Relembre quais são os melhores destinos da região Sul

Curitiba (PR)

Certamente, a capital do Paraná é uma das cidades mais bonitas da região Sul. Isso é consequência de um bom planejamento urbano, que privilegia espaços verdes como os parques e convida os moradores às atividades ao ar livre.

Mas o que torna Curitiba um dos melhores destinos da região Sul para os visitantes é a sua vida cultural. A cidade conta com várias opções de museus, teatros, restaurantes, bares e lojas.

Morretes (PR)

Uma viagem a Curitiba pode ser perfeitamente estendida para incluir Morretes. As cidades são ligadas pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que tem 130 anos e 110 km, além de passar pela maior área preservada de Mata Atlântica do país.

Morretes conta com casarões e ruas que datam do período colonial português. Depois de conhecê-los, o seu grupo pode aproveitar para provar o barreado, o prato típico do Paraná. Imperdível!

Ilha do Mel (PR)

A Ilha do Mel reúne as praias mais bonitas do litoral do estado do Paraná! Portanto, não pode faltar nas listas de melhores destinos do Sul e, é claro, nem nos roteiros da sua agência.

O ponto forte da Ilha do Mel é que ela é praticamente intocada pelo homem. Basicamente, isso faz dela um bom lugar para grupos de amigos que gostam de contato com a natureza e casais que desejam fazer viagens românticas.

Cataratas do Iguaçu (PR)

É claro que uma das sete maravilhas naturais do mundo e um patrimônio natural da humanidade não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores destinos da região Sul, não é mesmo?

Localizadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina, as Cataratas do Iguaçu são cerca de 300 quedas d’água que formam um cenário simplesmente espetacular. Além de contemplá-las, é possível passear de barco e fazer trilhas.

Florianópolis (SC)

Florianópolis é um dos melhores destinos da região Sul para quem curte praias! É que boa parte da cidade fica na Ilha de Santa Catarina e, portanto, ela é cercada de dezenas de opções capazes de agradar viajantes de todos os tipos.

Mas Floripa, como é carinhosamente chamada, não se limita às belezas naturais. A cidade tem vida noturna animada, com baladas internacionalmente conhecidas e restaurantes especializados em frutos do mar.

Vale do Itajaí (SC)

Essa região foi majoritariamente colonizada por imigrantes alemães e italianos. Provavelmente, a sua cidade mais famosa é Blumenau, que todos os anos promove a Oktoberfest, festa que celebra as tradições germânicas.

Outros municípios do Vale Itajaí que merecem destaque são Pomerode, para se aprofundar na cultura alemã; Brusque, para comprar artigos de moda e decoração; e Botuverá, para fazer ecoturismo.

Serra do Rio do Rastro (SC)

A Serra do Rio Rastro é um dos grandes cartões postais de Santa Catarina. Trata-se de uma cadeia de morros cortada por uma rodovia – a SC-390 – cheia de curvas sinuosas.

Por lá, o principal programa é contemplar a paisagem do alto de um mirante. Porém, vale a pena incluir alguns dias a mais na viagem para visitar municípios próximos, como Bom Jardim da Serra, Lauro Müller e Urubici.

Treze Tílias (SC)

Treze Tílias é uma pequena cidade de Santa Catarina que merece figurar na nossa lista de melhores destinos da região Sul por preservar traços da cultura da região de Tirol – ou seja, italianos e austríacos.

Isso pode ser facilmente observado na arquitetura predominante, nos pratos servidos nos restaurantes e em grupos de folclore. Anualmente, a cidade também promove um festival para celebrar as suas raízes, o Tirolerfest.

Serra Gaúcha (RS)

Sem dúvidas, a Serra Gaúcha é o destino mais popular da região Sul do Brasil! Podemos dizer que, de acordo com as características culturais, ela se divide em três regiões: gaúcha, alemã e italiana.

Gramado encanta com as estradas ladeadas por hortênsias e os restaurantes de fondue. Já o Vale dos Vinhedos – formado pelos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi – produz os melhores vinhos do Brasil.

São Miguel das Missões (RS)

Esse é um dos melhores destinos da região Sul para quem gosta de história! Isso por conta das ruínas de uma missão do século XVII que é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1983.

Trata-se de uma das sete aldeias que os jesuítas espanhóis criaram no território que hoje corresponde ao Rio Grande do Sul para evangelizar os índios guaranis. Eventualmente, ela foi destruída pelos bandeirantes.

Parque Nacional Aparados da Serra (RS)

Situado na divisa com Santa Catarina, o Parque Nacional Aparados da Serra é um dos mais antigos do Brasil! Ele foi criado para proteger o conjunto de cânions da região, entre eles o de Itaimbezinho.

Para deixar os seus clientes ainda mais encantados com as belezas naturais, inclua no roteiro de viagem visitas aos municípios de Cambará do Sul, ainda no Rio Grande do Sul, e Praia Grande, já em Santa Catarina.

Machadinho (RS)

Machadinho é uma pequena cidade que fica no nordeste do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, ela pode ser considerada um dos melhores destinos da região Sul pela quantidade de atrativos que é capaz de reunir.

As cachoeiras e as águas termais do município deram origem a trilhas, mirantes e pesque e pague. No entanto, o grande destaque da região é o Machadinho Thermas Resort Spa. Que tal saber mais sobre ele?

Saiba mais sobre o Machadinho Thermas Resort Spa

O Machadinho Thermas Resort Spa é um dos maiores complexos turísticos da região Sul do Brasil e oferece diversas opções de atividades em uma área de, aproximadamente, 100 mil m².

Nove piscinas – seis externas e três internas – são abastecidas com águas termais com uma temperatura média de 46ºC. Algumas ainda são equipadas com bares molhados, brinquedos, jatos de hidromassagem, ofurôs e/ou tobogãs.

O Machadinho Thermas Resort Spa tem dois restaurantes que servem os melhores pratos regionais, nacionais e internacionais. A experiência gastronômica fica completa com a ajuda da adega Clemente Pezzin.

Para aqueles que desejam cuidar do corpo e da mente, o complexo conta ainda com o Spa Ilex, que oferece serviços como banhos relaxantes, massagens terapêuticas, salão de beleza e tratamentos faciais e corporais.

Outros atrativos que merecem destaque são as trilhas ecológicas, a pesca esportiva, as quadras poliesportivas, os campos de futebol, o campo de golfe, a academia e, como não poderia deixar de ser, o cantinho do chimarrão.

Está convencido de que o Machadinho é um dos melhores destinos da região Sul do Brasil? Então, que tal trazer seus grupos para conhecê-lo? Entre em contato com a gente para fazer um orçamento!