Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Como viver bem na terceira idade com atitudes positivas

Qualidade de vida

 

Com o aumento cada vez maior da expectativa de vida dos brasileiros, mais e mais pessoas estão assumindo o desafio de viver bem na terceira idade.

E quando falamos em desafio, nos referimos aos requisitos necessários para a qualidade de vida depois dos 60 anos, como saúde e mobilidade, condição financeira e convívio familiar e social.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que num prazo de menos de 50 anos o número de idosos vai triplicar. Em 2015 eram 24 milhões de pessoas com mais de 60 anos, que chegará a 78 milhões em 2065.

Isso demonstra ainda mais a necessidade de buscar uma terceira idade tranquila e satisfatória, e também uma oportunidade de transformar a vida dos idosos através de serviços e produtos voltados a essa população.

Neste artigo, vamos falar de como os idosos podem aproveitar essa fase da vida e viver bem na terceira idade através da socialização, de atitudes positivas e do melhor aproveitamento do tempo livre. Confira!

Dicas para viver bem na terceira idade

Viver na terceira idade

Mesmo sabendo que para o idoso as necessidades para uma vida saudável e tranquila são maiores, viver bem na terceira idade é plenamente possível, a partir de atitudes positivas e de atividades que estimulem o corpo e a mente.

Ao chegar na velhice, a maioria das pessoas se deparam com uma situação a qual não estavam acostumadas: o tempo livre. Para muitos, a aposentadoria torna-se algo incômodo, pois estar ativo fazia com que se sentissem úteis e motivados.

Além do trabalho, os filhos já cresceram e saíram de casa, a família também não ocupa mais o espaço e o tempo dessas pessoas. E, por não saber o que fazer para ocupar o tempo que antes era preenchido pelo trabalho e pelos filhos, alguns idosos acabam entrando até mesmo em depressão.

Sentir-se solitário e triste nessa fase da vida não é algo incomum, infelizmente. Por isso, é de grande importância buscar momentos de lazer e manter uma vida social ativa.

Estar em contato com pessoas, em ambientes agradáveis, é uma forma eficaz de preservar a saúde física e mental para viver bem na terceira idade.

A seguir, listamos alguns exemplos de atividades que podem trazer satisfação e alegria, proporcionando mais qualidade de vida na terceira idade:

  • participar de grupos da terceira idade;
  • praticar algum esporte coletivo;
  • fazer atividade física regularmente;
  • aproveitar alguma habilidade, como culinária, artesanato ou marcenaria, para ser instrutor em algum cursinho;
  • ir a bailes e festas ou mesmo fazer uma aula de dança;
  • participar de grupos nas redes sociais com interesses em comum;
  • viajar com amigos ou grupos da terceira idade;
  • aprender um idioma ou desenvolver algum hobby.

O importante é escolher algo que dê prazer e manter-se ativo. Entrar na terceira idade não deve ser um impeditivo para se fazer o que gosta. Aproveitar a oportunidade de ter mais tempo para fazer coisas agradáveis é essencial!

Viajar na terceira idade traz ótimos benefícios

Cada vez mais os idosos estão enfrentando novos desafios em busca de mais qualidade de vida. Viajar tornou-se uma possibilidade de lazer e uma oportunidade de conhecer tanto lugares quanto pessoas novas.

O número crescente de viajantes da terceira idade tem crescido, no Brasil e no mundo, derrubando o mito de que a vida após os 60 anos não tem mais graça.

Ao contrário, é a partir dessa fase que tudo pode se tornar ainda melhor. No entanto, é preciso estar atento para o planejamento a médio e longo prazo. Cuidar da saúde, em primeiro lugar, é fundamental para desfrutar do lazer e da diversão.

E viajar é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores iniciativas para viver bem na terceira idade. Veja alguns benefícios das viagens para os idosos:

Saúde física e mental

Geralmente, as viagens com grupos da terceira idade envolvem atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios, que são muito benéficas para os idosos, pois ajudam a manter o corpo em movimento, contribuindo para a mobilidade, flexibilidade e força muscular. 

Em contato com a natureza, também há uma melhora na circulação sanguínea, do sistema respiratório e a diminuição da pressão arterial.

Para a saúde mental, os benefícios também são incontestáveis, uma vez que, ao sair da rotina e conhecer novos lugares e viver novas experiências, a atividade cerebral é intensamente estimulada.

Isso sem contar que, ao viver esses momentos novas lembranças são criadas, ativando a memória. São incontáveis benefícios, acredite!

Saúde emocional

Para viver bem na terceira idade, a saúde emocional não deve ser deixada de lado. Viajar contribui muito para as emoções e sensações de bem-estar, mais ainda em companhias agradáveis, como amigos e família.

Além disso, ao viajar “por conta própria”, o idoso sente-se mais autoconfiante, e isso melhora sua autoestima.

Socialização

Esse é o aspecto mais importante das viagens na terceira idade: socializar. Como citamos no início, é bastante comum haver um isolamento nessa fase da vida, que pode levar à depressão.

Ao optar por fazer uma viagem, principalmente em grupo ou excursões, os idosos se permitem conhecer novas pessoas ou mesmo socializar com aqueles amigos de longa data.

Portanto, ter uma vida social ativa é fundamental para viver bem na terceira idade e viajar aumenta as chances de convívio com pessoas da mesma idade e com os mesmos interesses.

Melhores destinos de viagem na terceira idade

destinos para viajar na terceira idade

Uma das melhores opções para os idosos são os resorts e hotéis com água termal. Esses lugares, além de possuir uma estrutura completa e maior segurança, oferece opções variadas de lazer para todas as idades.

No Machadinho Thermas Resort Spa, por exemplo, os grupos da terceira idade encontram um ambiente totalmente favorável, com excelente gastronomia, opções de jogos, área verde para caminhadas, além das piscinas com água termal, que trazem muitos benefícios para a saúde.

As festas temáticas e os shows musicais são atrações que agradam bastante esse público, assim como as atividades de recreação.

Para conhecer todas as opções do Machadinho Thermas e os pacotes disponíveis, acesse nosso site e solicite um orçamento!