Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

Como funciona o Festival de Fondue no Machadinho Termas?

Qualidade de vida

Quando o frio chega, a vontade de mergulhar nos cobertores e comer pratos quentes só aumenta, não é mesmo? E quem adora essa época do ano precisa conhecer o Festival de Fondue no Machadinho Termas!

Se você é uma dessas pessoas, saberá tudo sobre esse evento no post de hoje. Porém, antes disso, conhecerá a história do fondue e os principais tipos do prato. É só prosseguir com esta deliciosa leitura.

A história do fondue

A mais antiga receita de fondue que temos notícia foi feita no fim do século XVII. Ela está registrada em um livro que se chama Käss mit Wein zu kochen e foi publicado na cidade suíça de Zurique.

Essa publicação indicava que o queijo – que podia ser cortado ou ralado – devia ser derretido com vinho. Depois, era só mergulhar o pão nele. Nada mal para uma primeira versão, concorda?

A primeira receita de fondue que efetivamente leva esse nome “data de 1875”, apesar de já ser considerada um prato nacional, ela não tinha nada a ver com os Alpes, já que os camponeses não tinham acesso a queijos como o Gruyère.

O fondue só se popularizou de fato na Suíça na década de 1930, quando as associações de produtores de queijo locais começaram a incentivar que a população consumisse esse tipo de produto.

Após o término do período de racionamento imposto pela Segunda Guerra Mundial, as associações continuaram a estimular o consumo interno, transformando o fondue em um símbolo da Suíça.

O fondue conquistou fama internacional na década de 1950, quando o suíço Konrad Egli levou a iguaria para o menu do restaurante que tinha em Nova York. Ele também criou a versão de chocolate para promover a marca Toblerone.

Os principais tipos de fondue

Atualmente, o fondue pode ser descrito como um prato composto por pequenos pedaços de alimentos que são mergulhados com a ajuda de um garfo em uma panela com um líquido quente.

Conheça os principais tipos de fondue:

Queijo

Normalmente, consiste na mistura dos queijos Gruyère e Emmental, que são fundidos com vinho. Especiarias proporcionam sabores e aromas especiais. Batatas noisettes, pães e legumes são os principais acompanhamentos.

Carne

Também conhecido como Bourguignonne, mistura carne de boi, frango e porco. Combina diversos tipos de molho, como de ervas, de hortelã, de mostarda, rosé e tártaro.

Doce

Normalmente é feito com chocolate preto ou branco, mas também pode ser preparado com creme de leite, leite condensado e doce de leite. Para acompanhar, frutas, marshmellow e churros.

Oriental

Também chamado de Chinoise, trata-se de uma opção popular na própria Suíça. Pode ser preparado com carnes ou legumes, que são cozidos em um caldo de carne devidamente temperado com especiarias.

Raclette

Na verdade, o raclette é outro prato que tem origem suíça e foi inspirado no fondue. Consiste em derreter um queijo Raclette em um aparelho próprio para isso, raspá-lo sobre um prato e, por fim, servi-lo com vários acompanhamentos.

O Festival de Fondue no Machadinho Termas

O Festival de Fondue no Machadinho Termas é um evento para o seu paladar. No entanto, ele não acontece em dias específicos, o que acaba sendo de grande ajuda no momento de planejar as férias de inverno!

O fondue fica disponível no cardápio do Machadinho Termas entre os meses de maio e setembro. Portanto, basta pedi-lo quando estiver aqui com a gente. Nosso time terá o maior prazer em servi-lo diretamente na mesa.

O Festival de Fondue no Machadinho Termas oferece os seguintes sabores:

  • queijo: com batatinha, brócolis, polenta e pinhão;
  • chocolate: com morango, bergamota, abacaxi, mamão, uva e marshmellow;
  • carne: frango, gado, suíno e calabresa com o acompanhamento de 10 tipos de molhos.

Não dá para deixar de provar, né?

Além de saborear as opções do Festival de Fondue no Machadinho Termas, você ainda pode curtir um ambiente bem aconchegante e degustar alguns rótulos da nossa extensa carta de vinhos.

Durante o seu período de estada, também será possível curtir as nossas piscinas, que são abastecidas com as águas de uma fonte termal que pode chegar aos 46ºC.

Ficou com vontade experimentar as delícias do Festival de Fondue no Machadinho Termas? Então, entre em contato com a gente e peça um orçamento de hospedagem agora mesmo!