Qualidade de vida, diversão, dicas de viagem, spa, descanso e opções para curtir seus finais de semana e feriados. Acompanhe no blog do Park Hotel Machadinho!

A importância de praticar esportes em contato com a natureza

Qualidade de vida

Todos sabemos que a prática esportiva traz muitos benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas, mas praticar esportes em contato com a natureza potencializa esses benefícios e é algo que tem atraído mais e mais adeptos à atividade física.

É certo que vencer o cansaço de uma rotina intensa ou aquela preguiça de sair da frente da TV são verdadeiros desafios, principalmente para aqueles que não gostam de praticar atividades físicas. No entanto, ter a opção de caminhar, correr ou fazer qualquer outro tipo de esporte junto à natureza torna-se bem mais agradável e motivador.

Muitas pessoas não gostam de academia ou de correr nas ruas movimentadas da cidade, mas sentem-se bem quando podem nadar num lago, caminhar na beira da praia, surfar ou fazer trilhas no meio da natureza. Isso porque, além dos benefícios físicos, praticar esportes em contato com a natureza proporciona benefícios mentais.

A emoção sentida quando se está admirando a natureza, faz com que a pessoa fique mais conectada ao universo, o que diminui as sensações negativas e a resposta do corpo ao stress. Mentalmente, é possível sentir-se mais revitalizado, energizado e engajado na prática esportiva que esteja realizando.

Opções para praticar esportes em contato com a natureza

Opções para praticar esportes em contato com a natureza

Quem deseja iniciar algum esporte, ou mesmo para quem já faz atividades físicas regulares, existem varias opções para praticar esportes em contato com a natureza, desde as mais simples até as mais radicais! Por isso, separamos alguns esportes de natureza para você conhecer e se inspirar.

Mas vale lembrar que uma boa caminhada num parque ou uma corrida na beira da praia já contam muito na busca pelo bem-estar que os esportes ao ar livre proporcionam!

Trail Running

O Trail Running, que nada mais é do que as corridas em trilhas e montanhas, tem feito muita gente sair do asfalto para correr em meio à natureza.

Mais buscada por corredores com certo nível de experiência, essa modalidade exige um pouco mais de condicionamento físico e é preciso treino para evitar fraturas, já que a corrida é feita em terrenos acidentados.

Stand Up Paddle

O Stand up Paddle virou febre entre aqueles que gostam de praticar esportes em contato com a natureza, principalmente na água. Buscar o equilíbrio em cima de uma prancha e utilizar um remo para andar sobre águas calmas é bastante agradável e proporciona momentos de lazer, relaxamento e contemplação.

Quem não quer investir no equipamento e ficar levando a grande prancha de um lado pro outro, pode encontrar facilmente as “escolinhas” de stand up próximas a rios e lagoas com infraestrutura para esportes náuticos.

Arvorismo

O Arvorismo é considerado um esporte de aventura, e surgiu no Brasil em 2001, com o primeiro circuito na cidade de Brotas, no interior de São Paulo. A atividade consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores.

São duas etapas que o praticante precisa cumprir: a primeira é o circuito acrobático onde existem os obstáculos e níveis a serem ultrapassados, e a segunda é o circuito contemplativo, onde o praticante entra totalmente em contato com a natureza.

Para praticar arvorismo, é preciso contar com o apoio de um instrutor que orientará os praticantes sobre como realizar a atividade e fará a condução pelo trajeto.

Trilhas

Sozinhas, em dupla ou em grupo, muita gente cuida da saúde física e mental se conectando com a natureza através das trilhas. Caminhar no meio do mato, em costões, próximo a cachoeiras permite respirar um ar mais puro, e movimentar o corpo com intensidade.

As trilhas exigem atenção e concentração no caminho, além de equilíbrio para vencer certos obstáculos. É uma atividade física muito prazerosa e com excelentes resultados para o bem-estar físico e mental.

Descansar, sim! Mas não sem esportes!

Andar de bicicleta

Aqueles que estão acostumados a praticar esportes em contato com a natureza, muitas vezes não se satisfazem com um descanso ocioso, e buscam lugares que proporcionem as atividades ao ar livre.

E entre tantas opções e vantagens de se hospedar no Machadinho Thermas Resort Spa, está mais essa: a possibilidade de fazer esportes em meio à natureza. A estrutura do resort conta espaço para corridas ao ar livre, quadras esportivas, área verde para caminhadas e trilhas, e também uma academia. Tudo isso com um personal trainer à disposição dos hóspedes.

Ou seja: tirar um tempo para o descanso e o lazer no Machadinho Thermas não impede ninguém de seguir a prática esportiva. Inclusive, essa pode ser a oportunidade para quem nunca praticou esportes em contato com a natureza finalmente começar!

Agora que você já sabe os benefícios dos esportes na natureza, entre com contato conosco e solicite um orçamento para desfrutar de dias incríveis no Machadinho Thermas Resort!